terça-feira, 23 de abril de 2013

AULA DE CANTO COM CRIANÇAS

                           
                                                        
                                               
Pessoas que conseguem cantar com facilidade, que ouvem e já internalizam a melodia imediatamente são na sua maioria seres que desde bebês ou fetos conviveram com a música  Adultos que foram criados em igrejas ou que tiveram bons professores de música tem alguns diferenciais em relação à outros.

Crianças podem e devem estudar canto. Fazer aulas de música em qualquer modalidade só acrescentará a vida dessa "pessoinha" que deseja ter uma arte amiga que só a fará melhor a cada dia!


                                                                  

Sabemos que muitos professores de canto não permitem que crianças antes da adolescência que é uma estação de mudanças, façam aulas que possam desenvolver a voz e nós devemos  respeitar a opinião e a experiência de cada um.

Interessante é que a prega vocal de uma criança não difere entre os sexos até os 10 anos de idade. Ela possui um comprimento de 6 a 8 mm, vindo a crescer após os 10 anos.
No sexo masculino a mudança vem de forma grandiosa, quando eles mudam a voz a prega vocal vai para 17 a 21 mm enquanto que no sexo feminino a prega vai para 11 a 15mm. A laringe e as cavidades da face também sofrem mudanças nessa mudança de voz de criança para adulta.

O que não deve ser feito é sobrecarregar as crianças nas atividades de canto, de forma que ela venha tomar pavor.  O lidar com elas deve ser de forma lúdica, divertida, agradável, de forma que o seu aluno queira e tenha prazer em retornar.  

A frequência trabalhada deve ser sempre mais aguda porque é o natural no universo infantil. As músicas inseridas tem que dar prazer, não podemos deixar à escolha porque pode vir muito "jabá" das mídias mas podemos conversar e tentar descobrir o desejo da criança e o que melhor lhe apraz.

 Tenho visto trabalhos direcionados para o público infantil incluindo cds com músicas de tons baixíssimos, somente comerciais mas em contrapartida existe em nosso país lindos coros infantis, bem trabalhados por profissionais muito competentes fazendo com que os pequenos coristas mais tarde se transformem em excelentes ouvintes, regentes, compositores, cantores profissionais ou instrumentistas.

Segue pra vcs, segundo a minha experiência, algumas sugestões importantes que devem ser observadas e cuidadas em uma boa aula de canto ou de canto coral com crianças:                                                            

                                                         O professor de canto:

 _Deve estudar bastante a partitura que será ministrada, a criança sabe quando o seu professor está ou não seguro em sua aula;
_Estudar a parte instrumental para acompanhar de forma bonita e segura a canção que vai ser ensinada;
_Se não souber tocar nenhum instrumento deve procurar alguém que faça isso. A aula de canto pra criança deve ser sempre acompanhada porque com certeza a aula fica mais bonita e assim será mais atraente. A criança pode cantar a capella mas isso não quer dizer que ela não prefira o acompanhamento.
_Se não toca nenhum instrumento pode fazer uso de cds, gravar na internet a canção ou qualquer outra coisa fazer para que ouça bastante e chegue para sua aula seguro na canção que irá ensinar.
_Deve estudar a partitura minunciosamente, para economizar horas de ensaio e facilitar o aprendizado procure por trechos em que a letra é diferente mas a melodia é semelhante ou igual.
_Deve ter princípios básicos de respiração, articulação, postura, apoio e colocação de voz de forma que não force e provoque danos e nas pregas infantis;
_Deve estudar a letra da canção, quem sabe pode ser feito um trabalho de letra e rítmo, com lenga-lengas para fixação da aprendizagem antes de ser ensinado a melodia;
_Pode estudar a letra e conversar com a criança a respeito dela, se é uma história, uma frase, se tem palavras complicadas de se pronunciar, se o texto é familiar a ela, o que que ela achou, se já conhecia... Muitas outras atividades, usando a criatividade, podem ser feitas para fixação da letra e entendimento do que elas irão cantar;
_Deve de forma simples e clara tornar o ambiente agradável, explicando e brincando para que a criança se sinta feliz  e realizada de estar alí;
_Deve superestimar a sua aula, caprichar em tudo que vai ser ministrado, se vestir com roupas que não incomodem na hora de se sentar, dançar ou qualquer outra atividade fazer com os alunos;
_Planejar como será ensinado a nova canção e como fazer diferente as que elas já sabem;
_Permita que as crianças façam perguntas, dêem sugestões, participem ativamente nas atividades que envolvem movimentos vocais e corporais.
_Sempre buscar novas atividades, não repetir aulas lembrando que mesmo o que já foi feito pode ser feito outra vez de maneira diferente. A criança se cansa de estar vendo sempre a mesma coisa e pode se desanimar com as aulas;
_Deve dar um retorno para as crianças, depois de cada aula, de cada apresentação fazendo comentários positivos elogiando o que foi feito e de forma sábia dizer o que deve ser melhorado.
_Deve se apaixonar pelas suas aulas e passar o melhor de si para suas crianças deixando todos os problemas e acontecimentos tristes do lado de fora da sala porque as crianças não tem culpa do que pode ter acontecido e para elas você sempre vai ser o mágico da música!! 

                                                                                             Cláudia Cavalcante



         Vitória da Conquista-Ba, 23 de abril de 2013 (terça-feira)

Cláudia Cavalcante é licenciada em música pela Ufba/Salvador-Ba
Mestranda em Educação musical - UFBA
Professora de música no CENEB (Centro de Estudos Noturnos da Bahia)
Regente do Coral Uesb
Regente do Coral CCAA
Professora de piano, flauta doce e teoria musical na UESB
Corista no Coral Peniel
Contralto no Trio Karisma
Compositora de canções infantis
Arranjadora de canções MPB







12 comentários:

  1. Cláudia voce está em São Paulo? Minha filha de 10 anos canta o dia todo, ela adora e há tres meses coloquei-a numa aula de Teatro. Ela diz sempre que vai ser artista. Quais os caminhos devo seguir agora para iniciá-la na carreira artística?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, eu sou de Vitória da Conquista - Bahia. Prazer imenso receber o seu comentário. Me desculpe porque só vi agora. Se sua filha gosta de artes sugiro que você aproveite e explore o potencial dela pra essa área. Se ela canta é importante que ela faça canto individual ou em grupo como em um coral onde ela desenvolverá a independência auditiva e a afinação. As ''asas'' artísticas dela vão depender muito de você! Grande abraço!

      Excluir
  2. Gente!!! Que ótimo ficar sabendo de todas essas dicas. Quinta-feira que se aproxima, 09/06/15, começo a dar aulas de canto e coral para os baixinhos de 5 à 8 anos. Estou super contente de ver essas dicas. Super obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Gente!!! Que ótimo ficar sabendo de todas essas dicas. Quinta-feira que se aproxima, 09/06/15, começo a dar aulas de canto e coral para os baixinhos de 5 à 8 anos. Estou super contente de ver essas dicas. Super obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Gente!!! Que ótimo ficar sabendo de todas essas dicas. Quinta-feira que se aproxima, 09/06/15, começo a dar aulas de canto e coral para os baixinhos de 5 à 8 anos. Estou super contente de ver essas dicas. Super obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia eu gostaria de saber se uma criança autista Pode fazer aula de canto em qualquer escola me deixa informação por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que ele pode fazer aulas de canto com um profissional habilitado na área de canto com especialização em crianças com autismo. Não pode ser qualquer escola nem qualquer professor. Abraço!

      Excluir