domingo, 17 de junho de 2012

INDEPENDÊNCIA AUDITIVA

Se você é um tenor e consegue cantar junto com uma contralto, um baixo ou uma soprano sem se perder na sua melodia, se você ouve uma canção e consegue perceber separadamente as vozes e os instrumentos, parabéns! você tem independência auditiva!
Nem todas as pessoas tem essa facilidade mas com atividades musicais isso pode ser desenvolvido.
Realizo sempre algumas atividades para independência auditiva com os coros que trabalho, tenho revezamento de coristas a cada semestre, por isso repito alguns exercícios e busco outros diferentes. 
Se você tiver alguma atividade interessante nessa área envie para mim, ficarei muito grata!

Abaixo seguem algumas sugestões de atividades para os meus colegas professores de música:

                                                         Atividade 01: ACHE O SEU SOM!

Para iniciar a atividade coloca-se os alunos em duas rodas. Os participantes em dupla, de frente um para o outro ficando um dentro da roda e o outro  fora. O par deve combinar um som qualquer, pode ser feito na boca, no corpo, como quiser. Quem ficou dentro da roda, fecha os olhos e quem ficou fora sai pra lugares distantes do seu parceiro. Após comando para iniciar, os que saíram da roda fazem o som combinado, todos ao mesmo tempo. Os que estão de olhos fechados saem pela sala a procurar em meio a tantos sons simultâneos o seu companheiro, sem de maneira nenhuma abrir os olhos, sem conversar ou emitir qualquer som. Quando todas as duplas estiverem juntas novamente, troca-se, quem estava dentro da roda passa para fora e combina-se um outro som para fazer a atividade outra vez. 
No final o professor depois de falar sobre os objetivos da atividade solicita aos alunos que eles falem a respeito, o que sentiram, se foi dificil achar o companheiro, se foi complicado ou se foi fácil em meio a tantos sons achar o seu som, etc.

Objetivos da atividade: _ Desenvolver a independência auditiva.
                                    _Interagir com o colega.
                                    _Criar sons.
                                    
                                                      Atividade 02: PERCEPÇÃO MUSICAL

Os alunos ouvem uma música, por exemplo e sugestão: O Pedro e o lobo que foi composta por Sergei Prokofiev em 1936 e tentam perceber o som de cada instrumento, feito isso pode-se colocar outras peças que utilizam os mesmos instrumentos.
O objetivo é mostrar as crianças as sonoridades dos diversos instrumentos e depois que eles possam separar auditivamente esses instrumentos em qualquer outra peça.
Em O Pedro e o Lobo é utilizada uma Orquestra Sinfônica em que cada personagem da história é representado por um instrumento ou naipe da orquestra e possui um tema musical.
                                                                                       


Sugestões de vídeos de O Pedro e o lobo:

http://youtu.be/DGHGIO_4jeQ - PARTE 01

http://youtu.be/WJ4z10iynOk - PARTE 02

http://youtu.be/ll4zUjbew_k    - Orquestra parte 01

http://youtu.be/lU99of7Fwh4  - Orquestra parte 02

http://youtu.be/_GW3GzAGGTA - Peter and the wolf

http://youtu.be/UAadplUCa3M - O Pedro e o lobo - PIANO A 4 MÃOS


                                                   Atividade 03: ORDENE O SOM

Selecione 8 alunos, peça um dos alunos para sair da sala.

Escolhemos uma canção junto com a turma.Como sugestão trabalharemos a canção folclórica: Nesta rua:

O primeiro aluno canta: Nesta rua, nesta rua
O segundo aluno: tem um bosque
O terceiro aluno: que se chama que se chama
O quarto: solidão
O quinto: dentro dele, dentro dele
O sexto: mora um anjo
O sétimo: que roubou, que roubou
O oitavo: meu coração

Os oito alunos cantam o seu pedaço andando misturados pela sala, o aluno que estava lá fora entra e tenta colocar cada aluno na posição correta da melodia. Quando estiverem em semi círculo cada um canta a sua parte e a turma confere se está correto.

OBS.: Esta terceira atividade (muito interessante) vivenciei em um curso com a  professora Cláudia Leão no mês de maio- 2012 aqui em Vitória da Conquista-Ba. A canção Ciranda cirandinha foi a eleita no dia.

Obrigada a todos!
Espero que vocês comentem e vivenciem essas atividades com os seus alunos.
 Abraço!

Cláudia Cavalcante



2 comentários: