domingo, 6 de maio de 2012

CUIDADOS COM O OUVIDO


Nosso ouvido está sujeito a danos que podem ser causados por vários fatores, um deles é a exposição excessiva ao ruído, como também doenças adquiridas durante a gestação, infecções, medicamentos ototóxicos, hereditariedade e outros.

A perda auditiva induzida por ruído é considerada a segunda doença ocupacional de maior ocorrência no Brasil. ela ocorre de forma lenta, progressiva, irreversível e silenciosa.

Prevenir a ocorrência desses fatores é a única forma de prevenção de uma perda de audição. Por isso, vale seguir algumas dicas:

Antes das apresentações, verifique com o operador de som seus equipamentos: o retorno, a qualidade do microfone, da equalização...

O zumbido é um sintoma desagradável e pode ser um sintoma de perda auditiva;

Evite colocar objetos dentro do ouvido. A cera não é sujeira, e sim, proteção para o seu ouvido, limpe apenas com a ponta da toalha; O OUVIDO TAMBÉM PODE SER LIMPO COM OS COTOVELOS!!

Não tome remédios sem prescrição médica;

Evite ficar exposto a ruídos intensos por tempo prolongado, caso necessário, consulte um especialista na área (otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, medico do trabalho) para que você possa fazer uso de algum sistema de proteção. como os protetores auditivos a probabilidade de perda auditiva induzida por excesso de barulho.

Se existe alguém na família que apresente perda auditiva e/ou você trabalha ou convive em ambientes ruidosos, realize periodicamente (uma vez ao ano) uma avaliação otorrinolarinlógica e fonoaudióloga.

"O fonoaudiólogo é o profissional que avalia, previne e trata problemas realacionados a fala, voz, audição, linguagem e comunicação em geral."

Nos problemas que envolvem a audição, nossa função é realizar testes para avaliar o equilíbrio corporal e o nível de audição, selecionar aparelho auditivo adequado e realizar trabalho de prevenção, habilitação e reabilitação do deficiente auditivo.

Em relação a voz o fonoaudiólogo atua promovendo, saúde vocal e tratando problemas relacionados à voz falada e cantada.

3 comentários:

  1. Amei a parte " O OUVIDO TAMBÉM PODE SER LIMPO COM OS COTOVELOS!!" rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. hahaha.... realmente! Essa foi uma boa pegadinha! haha...

    ResponderExcluir
  3. Melhor ainda é ver os alunos tentando fazer isso, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir