terça-feira, 1 de maio de 2012

A INTELIGÊNCIA MUSICAL



                                                                                                        

Todas as pessoas possuem a capacidade de se expressar com palavras, mas a música é um caminho que nem todos ousam percorrer, ela é tão rica quanto a linguagem verbal e sentir e se expressar pela música é um atributo inerente ao ser humano, sendo assim é possível afirmar que todos possuem inteligência sonora em um grau mais ou menos desenvolvido e que pessoas como Lizt, Tchaikovsky, Rachmaninov, Mozart, Bach, Chopin e muitos outros tinham essa inteligência em um ângulo bem elevado. Esse tipo de inteligência é o mais fácil de ser detectado, quando os bebês são estimulados desde o ventre com músicas, estes demonstram identificá-las em seus primeiros dias de vida. A inteligência musical não pertence somente às pessoas que compõem,  possuem também essa sensibilidade as pessoas que interpretam, que regem, que cantam, que apreciam a música, essas são capacidades diferentes dentro de uma mesma inteligência.


Se o seu filho apresenta algum gosto para a música ele provavelmente não vai se aguentar quando vir algum instrumento em alguma igreja  ou festa, no final da solenidade ele vai querer manusear o instrumento ou pelo menos chegar perto dele. A memória musical dele vai ser excelente, se recorda de músicas que ouviu apenas uma vez, tem facilidade de perceber até os arranjos separados, de percussão e melódicos. Ele gosta de fazer rítmos utilizando objetos ou o próprio corpo. Ele tem em casa um monte de cds, dvds, bluerays e sabe cantar todas com as letras na ponta da língua. Ele faz tudo com o som ligado: estuda, brinca, trabalha e lê.



 Gardner, um psicólogo americano, define inteligência como a capacidade para resolver problemas e criar produtos valorizados num contexto cultural específico. A sua teoria das inteligências múltiplas preconiza que:



- existem diferentes tipos de inteligência;


- a inteligência pode ser ensinada, treinada e desenvolvida;

- o desenvolvimento da inteligência depende de vários fatores, como por exemplo as oportunidades, as experiências, as influências e a escola;

- todas as pessoas podem aprender e desenvolver as suas inteligências, sendo as suas expectativas e a sua motivação fatores fundamentais.

Esta conceção de inteligência coloca grandes responsabilidades sobre os educadores, em geral, e os professores, em particular, a quem cabe um importante papel no desenvolvimento da inteligência das crianças e dos jovens, através da criação de oportunidades e de experiências de aprendizagem diversificadas no âmbito das múltiplas inteligências.

Gardner identificou e definiu sete inteligências: inteligência linguística, inteligência lógico-matemática, inteligência visual-espacial, inteligência quinestésica, inteligência musical, inteligência interpessoal e inteligência intrapessoal. 



Os professores são grandes auxiliadores na evolução dessa inteligência proporcionando uma aula bonita. Aula de música deve ser agradável, bem preparada  para fazer com que a criança tenha o desejo de retornar a ela. O ambiente em  que serão ministradas essas aulas deve ser propício, alegre, motivador e confortável  na medida do possível. O professor deve se apresentar bem, um professor despenteado, com roupas sujas, bagunçado geralmente causa nas crianças um certo repúdio e antes disso ele tem que ser criativo, dinâmico, simpático, seguro do que vai fazer e deixar qualquer tristeza ou problemas fora da sala de aula.
Como é gratificante a aula ministrada com o sentimento de que cumprimos de forma responsável a nossa meta de ser um mediador educacional buscando fazer o melhor para os nossos alunos.

                                                                                                       
Cláudia Cavalcante Fonseca Santos










Um comentário:

  1. Quero muito que meus filhos tenham a oportunidade de participarem das aulas de musica regularmente. Por enquanto, tentamos incorporar atividades musicais no nosso dia-a-dia. Musica eh essencial!

    ResponderExcluir