terça-feira, 22 de maio de 2012

VIVÊNCIAS MUSICAIS - TIMBRE



                                            



Em música, chama-se timbre à característica sonora que nos permite distinguir se sons de mesma frequência foram produzidos por fontes sonoras conhecidas e que nos permite diferenciá-las. Quando ouvimos, por exemplo uma nota tocada por um piano e a mesma nota (uma nota com a mesma altura) produzida por um violino, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma freqüência, mas com características sonoras muito distintas. O que nos permite diferenciar os dois sons é o timbre instrumental. De forma simplificada podemos considerar que o timbre é como a impressão digital sonora de um instrumento ou a qualidade de vibração vocal.
Embora as características físicas responsáveis pela diferenciação sonora dos instrumentos sejam bem conhecidas, a forma como ouvimos os sons também influencia na percepção do timbre. Este é um dos objetos de estudo da psicoacústica.
                                       Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Timbre    
                                                             

Segue abaixo algumas sugestões de atividades para serem desenvolvidas com os seus alunos, lembrando que pode ser feito conforme está sugerido ou pode ser acrescido, transformado, modificado conforme a criatividade de cada professor visando o crescimento afetivo, fisiológico e mental de cada criança.

                                        VIVÊNCIA MUSICAL 01:

Depois que expus para as crianças, de forma simplificada o que é timbre, pedi para fecharem os olhos e dei o seguinte comando: a criança que eu tocar vai falar: bom dia! (pode ser oi ou qualquer outra palavra que o professor considere melhor ou pode também ser um canto, um vocalise...), depois peço pra todos abrirem os olhos e falar o nome da criança que falou o bom dia.  As crianças amam essa brincadeira! 
Recomendo ao professor escolher no máximo até 5 crianças e passar pra outra atividade. Não devemos demorar mais de 10 minutos em cada exercício porque pode enfadar o aluno que, nos tempos atuais, está cada vez menos concentrado.

                                       VIVÊNCIA MUSICAL 02:

Depois de trabalhar o som do agogô, triângulo, timbal, metalofone e sino, (pode ser qualquer outro instrumento: pandeiro, teclado, chocalho, etc.), coloque uma criança no centro da roda, de olhos vendados. Peça outra criança para tocar um dos cinco instrumentos e a criança que está de olhos vendados deverá dizer qual instrumento que está sendo tocado. Reveze a criança do centro da roda e a que tocará o instrumento.

                                        VIVÊNCIA MUSICAL 03:

Coloque as crianças em fila, dependendo da quantidade das crianças, podem ser arrumadas em até tres ou quatro filas. Você dará o seguinte comando: quando eu bater palmas, vocês pulam, quando eu tocar o triângulo vocês se abaixam, quando eu tocar o chocalho vocês colocam os braços pra cima. Isso tudo eles fazem sem olhar para onde vem o som, o professor deve se colocar numa posição em que eles não visualizem os seus atos porque dessa forma eles agiram apenas pelo ouvir.

Obs.: os instrumentos e as posições variam de acordo com a criatividade de cada professor.

                                         VIVÊNCIA MUSICAL 04:

As crianças marcham com o som do teclado, quando ouvirem uma batida no timbal mudam a posição da marcha, quando ouvirem o som do agogô pulam no lugar, quando ouvirem o som dos sinos param no lugar.

                                         VIVÊNCIA MUSICAL 05:

O professor dá uma sugestão de instrumento no ouvido do aluno que fará a mímica de como é tocado esse instrumento e a classe tentará adivinhar que instrumento é esse, se a classe não adivinhar o aluno passa a tentar fazer o som do instrumento junto com a mímica.
             
                                         VIVÊNCIA MUSICAL 06:

Vocês se lembram daquele jogo "Genius"? nessa atividade  o que ele faz com as cores e sons faremos com timbres distintos.  O professor escolhe algumas crianças (quantas puderem ter os instrumentos na mão), toca dois instrumentos, de frente para os alunos: agogô e triângulo, eles deverão repetir os sons feitos. Logo depois o professor coloca mais um instrumento e toca: agogô, triângulo e chocalho, da mesma forma solicita aos alunos para repetirem os sons executados. Assim o professor segue com a ordem de dificuldade conforme a faixa etária do grupo, se as crianças forem maiores, pode-se utilizar uma sequência de até sete ou oito instrumentos para eles repetirem.

                            OBJETIVOS das vivências:  

Trabalhar a percepção auditiva,  a atenção, a sociabilização e a memória.
Discriminar timbres distintos. 

Desenvolvo essas atividades, com as crianças de 4 e 5 anos na Creche Viver e na Escolinha da Uesb-  bairro Veloso - Vitória da Conquista-Ba, elas sempre são participativas e respondem bem a cada exercício. Espero que essas sugestões  possam ajudar a vocês colegas, professores de música, e se tiverem sugestões de atividades para somar a essas,  serão bem vindas.

Abraço a todos! 

Cláudia Cavalcante












4 comentários: