quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

CURSO DE TÉCNICA VOCAL - SAMUEL ETTORI







Exibindo curso de ferias.jpg



CURSO DE TÉCNICA VOCAL - 28 a 31 de janeiro de 2014 - das 10h às 12h30.


APOIO: COORDENADORA DE CULTURA DA UESB - MORGANA BARBOSA

COORDENADORA DO CURSO: CLÁUDIA CAVALCANTE FONSECA

Para garantir a vaga faça um depósito de R$30,00 na conta Banco do Brasil - Agência

 0188-0, conta 56.701-9 e guarde o comprovante para apresentar no dia do curso.

OBS.: Serão entregues atestados de participação emitidos pela Coordenação de Cultura da UESB



                          





CONCERTO DE ENCERRAMENTO - dia 31 de janeiro às 20h30

SOLISTA: SAMUEL ETTORI

CORAL DO CURSO

PIANISTAS: CLÁUDIA CAVALCANTE FONSECA
        
                     PABLO FORNASARI




                          PROGRAMA DO CURSO: APERFEIÇOAMENTO MUSICAL:
                                                                                                                      Prof. Samuel Ettori

Apresentação

Sabemos que a música age no organismo como um todo e apresenta efeitos físicos e mentais. Produz também variados efeitos psicológicos: na imaginação, nas emoções e outros; podendo ser induzidos ou estimulados. Conforme a música é apresentada às pessoas, elas são afetadas para o bem ou para o mal, moral e espiritualmente. Uma das maiores descobertas científicas atualmente é de que a música afeta o cérebro na parte que não depende da vontade humana, do consciente, mas estimula as emoções, sensações e sentimentos, sendo permitido ou não pelo ouvinte.
A música altera nosso estado de espírito. O corpo reage às vibrações dos sons, são despertadas emoções que interferem no funcionamento de nosso organismo. Existem teorias que comprovam as reacções de células e órgãos através destas emoções que são deflagradas.
A música pode alterar e liberar partes reprimidas inscritas em nosso corpo . O ser traz consigo as marcas de sua história , em forma de movimento , apreendemos padrões de movimento que nos ditaram o que fazer ou deixar de fazer. Ao longo da história a música esteve presente e influente nas sociedades. Tão antiga quanto o homem, a Música Primitiva era usada para exteriorização de alegria, prazer, amor, dor, religiosidade e os anseios da alma. Darwin declarou que a fala humana não antecedeu a música, mas derivou dela.
Partindo desta análise, tendo em conta o grande fator de integração social que traz a musica, apresento um  projeto que tem como principal foco o redescobrimento dos artistas musicais e interpretes da comunidade Jordanense.
Consiste  na interação dos diversos artistas, também membros que utilizam do aparelho fonador, do município cultivando o aperfeiçoamento técnico vocal e interpretativo de cada um, buscando esclarecer dúvidas e melhorar a qualidade do produto final, musica e sua devida interpretação fazendo uso da técnica vocal e conhecendo o seu Aparelho Vocal assim como, também, esclarecer o papel do musico como agente de suma importância no meio social, a sua valorização na comunidade e preponderante como agente histórico.

Público:

 Artistas locais e comunidade num todo.
 Alunos da instituição
1- O projeto consiste em aulas didáticas  e práticas de canto com os seguintes temas:
 Anatomia da Voz
 Diafragma: Como usar para o canto
 Respiração
 Mascara Vocal
 Boca, língua, nariz e palato: Como usar.
 Ressonância corporal: Como usar o corpo inteiro na emissão de notas mais perfeitas.

2- Interpretação
 Leituras interpretativas
 Técnica vocal em serviço da interpretação
 Frases musicais, onde e como respirar.

3- Patologia Vocais.

 Como se precaver de doenças vocais usando bem a técnica vocal no seu dia a dia.
 Melhoramento da fala.
 As Aulas Práticas carregam toda metodologia intrínseca não sendo necessário material didático- apostilas.
 Master Class : O aluno canta um musica  que ele goste e o professor faz devidas correções
 Pratica de Canto Coral: Uma das mais importantes formas de canto e a pratica de
 Vídeos exemplares.
 Concerto Final - O projeto se encerrará com um concerto onde reunirá todos os participantes e suas novas habilidade.
 Solistas
 E Coral formado pelos alunos.

Solistas: Cada aluno poderá se candidatar a cantar como solista escolhendo uma musica popular brasileira para cada.
O concerto não haverá som elétrico será em cunho acústico em ambiente pequeno. Apenas som para teclado e, talvez, um microfone.

Coro: O Coro será formado dos alunos e o repertorio será, principalmente,  de músicas do folclore brasileiro.

Tempo de duração:
 3 dias, 2 horas diárias de aulas sendo que o dia do concerto final terá um horário à parte, ensaio de 2 horas. Totalizando 4 dias.
 Data a combinar.

Da Realização- Necessidades
 Professor
 Pianista
 Sala de aula
 Teclado
 Televisão – Computador com net.


                                 Currículo Musical  - SAMUEL ETTORI

Iniciou sua vida musical no Coral Reencontro de Paz da cidade de Jordânia MG sobre a regência do Maestro Hugo Verlousth.
Samuel Almeida – TENOR.
Cidadão Jordanese, Atualmente canta no Coro Sinfônico da Cidade de Lisboa – Cantat- Sobre a Regência do Maestro Português  Jorge Alves. 
Neste momento e, desde a um ano e meio, junto ao Coro Sinfónico Cantat, está em  Cartaz em Portugal com Opera Carmina Burana do Compositor CArll Orff. Este espetáculo já viajou todo o 
país sendo acompanhado por diversas e renomadas orquestras européias dentro dos grandes teatros portugueses  como o Teatro Olga Cadaval na Cidade de Sintra. 
Ainda em trabalho paralelo o Tenor Samuel Ettori junto ao seu coro, cumpriu por dois anos consecutivos o Gala de Opera de Lisboa, tendo participação em grandes Operas como “La Traviatta”, Nabuco, Il Puritani e Aida. Este Ano, no dia 6 de dezembro, será a vez de Mozart com O Rapto do Serralho e Bizet com a Opera Carmen. 
Samuel foi aluno da UESB e corista do CORAL UESB durante cinco anos sob a regia da maestrina 
Cláudia Cavalcante.
Professores de Canto na Atualidade -  Tenor lírico e Maestro Jorge Alves e Maestro Luis Almeida.       

        















3 comentários:


  1. Sua metodologia propõe uma educação musical ativa e criadora, seguindo as etapas do desenvolvimento psicológico da criança. Para Edgar Willems a música está ligada à natureza humana, porque desperta e desenvolve competências do homem. Para willems a canção é considerada o centro do trabalho da educação musical. Willems deixa bem claro que o professor sempre será um modelo para a criança. O mesmo enfatiza bastante a invenção de forma natural, trabalhando a criança desde cedo com os elementos vivenciados, (ritmo, som, intervalos, etc.).
    No método Willems o importante é seguir princípios, pois esses são imutáveis do começo ao fim do trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Comentário Sobre os Métodos de Edgard Willems Para Trabalhar em Sala de Aula.
    “Willems incentiva o valor da canção musical desde a infância, que a criança seja afetiva para despertá-la sua vocação musical”. Através das músicas ela tem um desempenho e a sensibilidade de aprender a cantar, desperta nela a atenção e a curiosidade de cantá-la.
    “Segundo Willems esse método pedagógico, faz com que a criança aprenda a ler e escrever, através das canções, dos poemas, etc”. Do ponto de vista dele, é considerar a canção um centro do trabalho da educação musical, tendo ritmo e harmonia. Se o professor não tem rítmico para música, será difícil trabalhar com as crianças em sala de aula.
    Na prática em sala de aula, ele deve usar métodos musicais, corporais, fazendo isso os alunos se desempenham melhor, se você canta fazendo gestos e movimentos a participação deles melhoram. Por exemplos as canções (A Formiguinha Subiu no Meu Pé, Pedala, Um Elefante Incomoda Muita Gente Etc.), elas usam movimentos corporais. Sem utilizá-la instrumentos, usando apenas os pés e as mãos dando sons e rítmicos musicais. “Segundo Willems os rítmicos pode dar sons graves e agudo onde aumenta e diminui as ondas sonoras (dó, ré, mi, só,...)”, leva a criança a perceber vários rítmicos musicais.

    NEI DE LIMA ROCHA

    ResponderExcluir
  3. Comentário Sobre os Métodos de Edgard Willems Para Trabalhar em Sala de Aula.
    “Willems incentiva o valor da canção musical desde início da sua vida infantil”. Através da música a criança tem um bom desempenho de aprender a cantar, desperta a vida afetiva, sensorial e mental.
    Ao utilizá-la um material sonoro incentivando a criança a ouvir, a ler e escrever, através de canções, de poemas. Ele considera a canção o centro do trabalho da educação musical.
    O professor tem que ir para sala de aula com entusiasmo para usá-los métodos musicais, corporais para um melhor desempenho para os alunos. Exemplos cantar fazendo gestos e movimentos é importante enfatiza bastante as formas naturais do corpo e da mente.

    LAURITA RODRIGUES DE AMORIM

    ResponderExcluir