quinta-feira, 14 de março de 2013

ALTURA DO SOM

GRAVE E AGUDO


ALTURA:
 
Característica que permite distinguir um som agudo ou alto de um som grave ou baixo.
Esta característica está relacionada com o número de vibrações em cada unidade de tempo, isto é, com a frequência de vibração das ondas sonoras.
Assim:
        - quanto maior for a frequência da onda sonora, mais agudo ou alto será o som;
        - quanto menor for a frequência da onda sonora, mais grave ou baixo será o som.

Segundo a wikipédia:

Um som dito agudo é um som de alta freqüência da audição humana. Geralmente sons acima de 5 kHz são considerados agudos.Sua propagação, tende a ser mais direcional, devido ao curto e grande comprimento de onda, diferente dos sons Graves, que tendem a se propagar omnidirecionalmente.A frequência de um som agudo depende de quantidade de hertz mais altas, por exemplo o som agudo na audição humana começa com aproximadamente 4 khz (kilohertz). Exemplos:
  • Apito de guarda
  • Buzina de um veículo próximo ao referencial


Um som dito grave é um som de baixa frequência da audição humana. Geralmente sons abaixo de 300Hz são considerados graves. Na musica eletrônica graves não são audíveis por nós, ele é sentido através do balanço do alto-falante, já o médio grave é audível por nós mas não é o verdadeiro "grave". Como posto acima graves são sons abaixo de 300Hz onde Hertz é a medida de ciclos por segundo, exemplo, uma lâmpada atua a 60 Hz, ela tem uma "frequência" de 60 ciclos por segundo, nas ondas sonoras, quanto maior a frequencia (Hz) mais agudo fica o som. Ondas abaixo de 300 Hz.


                                                              SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

01. Escolha garrafas de vidro, iguais, limpas e as encha de água, em quantidades diferentes. Arrumadas uma ao lado da outra toque nelas com algum objeto metálico como uma colher, por exemplo. Peça aos alunos para ouvirem, avaliarem o som e discutirem.

02.Com os alunos de olhos fechados, o professor tocará em diferentes garrafas, dois ou tres sons e pede para falarem o que ouviram. Exemplo: grave, grave e agudo... agudo, agudo e grave... grave, agudo e grave... O professor pode tocar mais e mais sons conforme a habilidade de audição da classe

03.O professor mistura as garrafas e um aluno com os olhos vendados faz a ordenação do som a partir da que produz o som mais agudo para o mais grave ou conforme solicitação do professor pode ser da garrafa que produz um som  mais grave para o mais agudo.

Chegaremos a conclusão que a garrafa mais vazia tem um som mais agudo e a garrafa mais cheia tem um som mais grave.

04.Os alunos podem fazer a catalogação dos instrumentos graves e agudos que eles conhecem, convencionais e não convencionais como a garrafa de vidro, copos de cristal, pauzinhos e reco reco de garrafa pet.

Quem tiver mais sugestões para essa atividade manda aqui pro Blog.

Aproveitem!! Grande abraço!!

Cláudia Cavalcante Fonseca

   

2 comentários:

  1. Oi, ao ler seu texto, ví que está ilustrado e bem explicativo.
    Glória à Deus estou estudando música, e ví que foi empenhada em colocar um exercício em passos.

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    1. Que bom, Camila que eu pude lhe ajudar. Seja sempre bem vinda! Abraço!

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