terça-feira, 25 de dezembro de 2012

ARTISTAS COM OUVIDO ABSOLUTO


Artistas com ouvido absoluto

Ao longo do tempo, muitos artistas entre esses cantores(as), pianistas, condutores, maestros, guitarristas, violinistas, etc. têm desenvolvido tais habilidades. Alguns deles, por possuírem ouvido absoluto, são para muitos considerados gênios da música. Veja Abaixo a lista de alguns nomes conhecidos por tal habilidade:
  • Claudio Abbado
  • Charly García
  • Christine Anderson ("Coisas fora de sintonia faz-me sentir meio intoxicada ... ... mas no bom sentido. Como se eu estivesse num carnaval em um sonho. Não sei se faz muito sentido, mas eu tenho um ótimo reconhecimento de notas. Eu vejo cores para diferentes tons, notas, etc " [Christine Anderson, pianista e cantora dos EUA])
  • Jill Scott
  • Claudio Arrau("O garoto Arrau, com 6 anos de idade, tinha ainda uma outra surpresa guardada para nós. Ele desceu do piano para comer alguns doces e, entre um e outro tratamento, os músicos tocaram acordes para ele, umas dez notas de cada vez. De costas para o piano, ele identificou os acordes perfeitamente, nota por nota, como se estivesse identificando objetos domésticos."[Claudio Arrau, pianista chileno. trecho retirado de Arrau on Music and Performance, Dover, 1999,]
  • Ritchie Blackmore("Assim, na prática, posso ouvir diversos tons. Eu era obcecado com o G (Sol) por algum tempo. G é muito brilhante, e muito óbvio. F # menor é muito sutil. E (Mi) é muito pouco forte. Então você tem D (Ré), que lembra muito a primavera. D é um acorde muito antigo, como se fosse renascentista . A (Lá) menor é provavelmente meu tom favorito neste momento. Com E, penso que é um pouco básico algumas vezes. " ( Ritchie Blackmore, guitarrista. Trecho retirado de Interview on Guitar, de dezembro de 1996)

    Hayley Westenra
  • Michelle Branch("A primeira documentação do meu canto foi quando eu tinha três anos de idade. Meus pais decidiram que íamos gravar uma fita com eu cantando minhas músicas favoritas e enviá-lo para a minha avó. Eu usei ouvido absoluto para cantar, embora eu não soubesse a maior perte das palavras. " (Michelle Branch, guitarrista americana.)
  • Benjamin Britten (Britten, por ter ouvido algumas canções no gramophone da escola, transcreve a melodia para ela, no seu tom correto. (Benjamin Britten, condutora e compositora inglesa. Trecho retirado de Letters from a Life: Selected Letters and Diaries of Benjamin Britten, Vol. 1, Letter 10 [to his mother])
  • Mariah Carey ("Felizmente, ela descobriu a arte de cantar e tinha um talento natural para isso. Tendo ouvido absoluto, ela podia cantar de volta exatamente o que ela ouvia com quatro anos de idade." (Mariah Carey, cantora americana. Trecho retirado de Star Bios)
  • Pablo Casals ( "Quando meu irmão Arturo e eu eramos muito jovens, meu pai fazía-nos ficar atrás do piano. [...] Ele costumava afundar suas mãos sobre o teclado, e tínhamos de enumerar os tons que ouvíamos." (Pablo Casals, Celista, maestro e compositor espanhol. Trecho retirado de José Ma. Corredor, Pablo Casals cuenta su vida. Conversaciones con el maestro. Barcelona: Editorial Juventud, 1975.)
  • Frédéric Chopin (O autor afirma que Chopin era capaz de distinguir um A441 de um A440". ( Uma façanha que não é excessivamente difícil - a diferença entre os dois tons é de mais ou menos 4 cents. (Chopin, pianista e maestro do século XIX. Trecho retirado de Harold C. Schonberg, The glorious ones [although it serves as a good source of evidence, this book is certainly not recommended as a biographical, sociological or historical study of the individuals, characters and periods that it deals with )
  • David Lucas Burge (criador do The Perfect Pitch Ear Training Super Course)

    Bing Crosby
  • Bing Crosby("Certa fonte diz que ele tinha ouvido absoluto e podia cantar uma canção que ele não sabia só de ouvir alguém a zumbindo para ele." (Bing Crosby, cantor e ator americano. Trecho retirado de Gary Giddins, Bing Crosby: A Pocketful of Dreams, Little Brown & Company, 2001)
  • Jacqueline du Pré("Eu estava assistindo a um vídeo de seu concerto Jacqueline du Pré e os Elgar Cello . Antes do desempenho real, mostrou-se seu trabalho com um de seus alunos para o concerto tocando instrumentos de corda, ela era capaz de tocar o instrumento e, em seguida, cantar a frase em perfeita sintonia , ela fez isso várias vezes ao longo de todo o vídeo. Como eu conheço o concerto, eu poderia dizer de imediato que ela estava em perfeita sintonia. Poucos meses depois eu estava lendo um livro chamado "Jacqueline, uma biografia", neste livro é mencionado um incidente (por sua mãe concerto Pianista Iris Greep), que ocorreu quando Jacqueline tinha cerca de 8 ou 9 anos de idade. Ela estava se preparando para tocar em uma competição e ao passo que direcionavam-se ao lugar de sua apresentação, o relógio conhecido como Big Bang tocou. Instantaneamente ela nomeou o intervalo entre um toque e outro e os dois tons que havia ouvido com perfeita exatidão. " (Jacqueline Du Pré , celista inglesa. Trecho retirado de Jacqueline Du Pré and the Elgar Cello Concerto video e Carol Easton, Jaqueline Du Pré: A Biography, Da Capo, 2000 [there are many biographies of Jaqueline Du Pré, but this seems to be the one that most resembles the title given in the testimony)
  • Ella Fitzgerald("Basta ouvir a forma como ela pode iniciar uma música antes de sua banda, e mesmo assim permanece em perfeita sintonia. Em seu álbum ao vivo em Berlim, sua canção How High The Moon, mostra, especialmente no final, quando o ritmo da música cai , e ela modula através de vários tons e tonalidades."( Ella Fitzgerald. Cantora americana.)
  • Gerardo Gandini("Gandini estava sentado ao piano, falando sobre o escritor argentino Macedonio Fernández, com quem ele fez uma ópera com um libretto por Ricardo Piglia, e disse que a personalidade de Macedonio era similar ao tom de Fá menor. Parece muito pouco provável que ele pudesse fazer esse tipo de comparação sem possuir ouvido absoluto. ( Gerardo Gandini, pianista e compositor argentino.) "
  • David Helfgott("Eu produzi dois dos CDs de David, Brilliantissimo e Brave New World, para a BMG Classics. Eu tinha ouvido muito sobre seus dias de estudante no Royal College of Music de pessoas que estavam lá com ele, incluindo algumas histórias indicando que ele possui ouvido absoluto (por exemplo, ele pode tocar no piano qualquer coisa que ele acabou de ouvir no rádio, como uma sinfonia. Antes de tomar face a este valor, no entanto, decidi levar a cabo alguns testes objectivos. Enquanto gravava Brillantismo, eu pedi para David nomear notas que eu escolhi aleatoriamente sobre o piano Bechstein na sala onde estávamos gravando. Enquanto ele estava desocupado no camarim bem longe da vista do piano, ele nomeou corretamente cada nota que eu toquei. Então, eu toquei um acorde desconhecido de 8 notas com muitos intervalos incomuns, e novamente, ele nomeou cada nota do acorde sem hesitar. Tenho de dizer que fiquei impressionado! " (David Helfgott, pianista australiano.)

    Frank Sinatra
  • Jimi Hendrix ( "Quando ele começou a aprender guitarra ele não podia comprar um garfo afinador, por isso ele foi na loja de música local, decorreu seus dedos sobre as cordas, foi para casa e afinou-a. Porque a guitarra tem quartas em seus intervalos entre cordas, só alguém com ouvido absoluto poderia ter feito isso, ou qualquer pessoa com um afinador digital ou um ouvido de 2 meses de aula de guitarra. Embora Hendrix nunca tivesse aprendido a ler música escrita, no início de sua carreira como sideman ele poderia aprender o novo repertório inteiro de uma banda em uma ou duas horas por ouvir as músicas apenas uma vez. Mais uma vez, isso vai além de alguém com ouvido absoluto." (Jimi Hendrix, guitarrista e cantor americano. Trecho retirado de Austin Prichard-Levy e Totte Willén.)
  • Yanni("O entrevistador começou a tocar aleatoriamente notas no teclado, e Yanni, sem hesitação, identificou com precisão cada uma delas. Ele tem ouvido absoluto, e compõe suas próprias músicas." (Yanni, compositor e pianista grego. Trecho retirado de Stephen Knopp)
  • Oscar Peterson("Eu comprei um vídeo sobre a vida de Oscar Peterson onde sua irmã estava sendo entrevistada. Ela disse que, quando eles eram jovens, ambos tiveram aulas piano e um dia eles estavam testando os ouvidos um do outro. Oscar era capaz de nomear até cinco tons agregados sem olhar para o piano" (Oscar Peterson, pianista e músico de jazz canadense.)
  • John Logan Skelton("Ele contou-nos histórias sobre ouvido absoluto no seus tempos de escola e disse que quando tinha cerca de 6 anos, seu professor o testou e ele lembra que sabia o que as notas eram, mas não sabia como eram chamadas." (John Logan Skelton, pianista e compositor americano.)

11 comentários:

  1. Que privilegio ter ouvido absoluto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van, é sim! Me esqueci de colocar vc na lista acima rsrs. Bjo!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Verdade Van ter ouvido absoluto é realmente um previlégio... Amei ver Celine e Barbra na lista!!!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosamente, bom material, ajudou-me a lecionar para meus alunos sobre o ouvido absoluto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juracy, que maravilha saber q o blog tem sido util para vcs. Abraço!

      Excluir
  5. Tem varios aí que não têm, Miles David por exemplo, testou perguntou se Hermeto Pascoal tinha, e quando ele provou que tinha, ficou impressionado, mas precisou verificar no piano.

    ResponderExcluir
  6. Meu filho, Alan Cauê, de 11 anos, tem ouvido absoluto, aprendeu a ler aos dois anos e meio, tem super memória, além de visão e olfato muito acima do normal.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir