terça-feira, 25 de outubro de 2011

HISTORIA DO PIANO

História do Piano
Piano... Gravicembalo col piano e forte...



O piano foi inventado por um italiano, Bartolomeo Cristofori (1655-1731), no início do século 18 mas só vingou no final desse século ao ser usado por grandes músicos como Carl Philipp Emanuel Bach, Mozart e Beethoven.


gravicembalo de Bartolomeo Cristofori (Florença, 1720)
A diferença principal do piano em relação ao cravo – que era, então, o mais difundido instrumento de teclado – é que o piano tinha controle de dinâmica, ou seja, o executante poderia imprimir intensidade ao toque, variando do "piano", palavra italiana que significa "suave"; ao "forte", ou seja, o oposto.
Daí o nome do instrumento, "gravicembalo col piano e forte", que passou, posteriormente, a ser apenas conhecido como "piano".
Durante o século 18, porém, quando o piano ainda estava sendo aperfeiçoado, duas nomenclaturas foram usadas para designá-lo: "pianoforte" e "fortepiano"; e até hoje é comum elas aparecerem quando a referência é a pianos antigos ou suas réplicas.




Réplica de um fortepiano Jean-Louis Dulcken (Munique, c. 1795)
Portanto quando você ouve os termos "pianoforte" ou "fortepiano", estes estão referindo-se a um mesmo instrumento: o antigo piano, ainda de sonoridade frágil, sem pedais e de tessitura mais estreita. Há apenas uma exceção: na Itália, ainda é comum as pessoas usarem o termo "pianoforte" como sinônimo de piano, seja ele moderno ou antigo.


Um comentário: