MORTO E VIVO
GRAVE E AGUDO
05-03-2013
Essa é uma das brincadeiras que nos divertíamos muito quando pequenos: o morto e vivo ou também chamado anão e gigante.Nessa época não havia Iphones, Ipads so existia ai q dor quando a gente caia e ralava o joelho brincando de correr, a propósito, tonga era o nome que chamávamos a essa brincadeira mas isso foi a muito tempo atrás: vamos brincar de tonga? Hoje é: vamos brincar de pega pega. de pique esconde...se é que ainda existe isso porque infelizmente a brincadeira atual e preferida de muitas crianças a partir de 8 anos (pasmem!!) é facebook, twitter, vídeo games e por aí vai!!
Bom... voltando para o Anão e gigante, o professor pode utilizar duas alturas distintas do som na flauta de êmbolo ou em qualquer outro instrumento que possua alturas diferenciadas.
Quando o som sobe os alunos ficam de pé, quando o som desce os alunos sentam. Quando alguém erra pode se sentar e depois pagar uma prenda musical. As crianças e os adolescentes amam essa atividade que além de divertida trabalha a noção de altura e desenvolve a atenção.
Altura é uma das características do som. Ela nos permite distinguir um som agudo de um som grave. A frequência de um som grave é a mais baixo do que de um som agudo. A voz feminina naturalmente é mais aguda do que a voz grave do homem. Temos em nossa paisagem sonora muitos sons que podemos enumerar com os nossos alunos com a classificação graves e agudos e aí já resulta em outra atividade muito interessante.
Encontrei no youtube alguns bons vídeos que podemos somar a essa atividade. Os links estão postados abaixo.
Mãos na massa! Ou melhor: Ouvidos atentos e bom trabalho!!
Cláudia Cavalcante
http://youtu.be/Ky8OxbVESjY Esse é excelente para crianças menores porque é um cartoon.
http://youtu.be/vKbEEOS1L-c Nesse vídeo mostra uma atividade onde as crianças caminham ao som do pandeiro (grave) e quando ouvem o som da flauta (agudo) sobem na mesa lado a lado com os bracinhos para cima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário