GRAVE E AGUDO
ALTURA:
Característica que permite distinguir um som agudo ou alto de
um som grave ou baixo.
Esta característica está relacionada com o número de vibrações em cada
unidade de tempo, isto é, com a frequência de vibração das ondas
sonoras.
Assim:
- quanto maior for a
frequência da onda sonora, mais agudo ou alto será o som;
- quanto menor for a
frequência da onda sonora, mais grave ou baixo será o som.
Segundo a wikipédia:
- Apito de guarda
- Buzina de um veículo próximo ao referencial
Um som dito grave é um som de baixa frequência da audição humana. Geralmente sons abaixo de 300Hz são considerados graves. Na musica eletrônica graves não são audíveis por nós, ele é sentido através do balanço do alto-falante, já o médio grave é audível por nós mas não é o verdadeiro "grave". Como posto acima graves são sons abaixo de 300Hz onde Hertz é a medida de ciclos por segundo, exemplo, uma lâmpada atua a 60 Hz, ela tem uma "frequência" de 60 ciclos por segundo, nas ondas sonoras, quanto maior a frequencia (Hz) mais agudo fica o som. Ondas abaixo de 300 Hz.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
01. Escolha garrafas de vidro, iguais, limpas e as encha de água, em quantidades diferentes. Arrumadas uma ao lado da outra toque nelas com algum objeto metálico como uma colher, por exemplo. Peça aos alunos para ouvirem, avaliarem o som e discutirem.
02.Com os alunos de olhos fechados, o professor tocará em diferentes garrafas, dois ou tres sons e pede para falarem o que ouviram. Exemplo: grave, grave e agudo... agudo, agudo e grave... grave, agudo e grave... O professor pode tocar mais e mais sons conforme a habilidade de audição da classe
03.O professor mistura as garrafas e um aluno com os olhos vendados faz a ordenação do som a partir da que produz o som mais agudo para o mais grave ou conforme solicitação do professor pode ser da garrafa que produz um som mais grave para o mais agudo.
Chegaremos a conclusão que a garrafa mais vazia tem um som mais agudo e a garrafa mais cheia tem um som mais grave.
04.Os alunos podem fazer a catalogação dos instrumentos graves e agudos que eles conhecem, convencionais e não convencionais como a garrafa de vidro, copos de cristal, pauzinhos e reco reco de garrafa pet.
Quem tiver mais sugestões para essa atividade manda aqui pro Blog.
Aproveitem!! Grande abraço!!
Cláudia Cavalcante Fonseca
Oi, ao ler seu texto, ví que está ilustrado e bem explicativo.
ResponderExcluirGlória à Deus estou estudando música, e ví que foi empenhada em colocar um exercício em passos.
Que bom, Camila que eu pude lhe ajudar. Seja sempre bem vinda! Abraço!
Excluir