SUGESTÃO DE PLANO DE AULA
(Nos dê sua crítica ou sugestão)
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INSTITUIÇÃO:
PROFESSOR: Cláudia
Cavalcante Fonseca
DISCIPLINA: Artes/
Música
PÚBLICO
ALVO: Alunos
do Ensino Médio
CONTEÚDO: Paisagem
sonora
TEMPO
ESTIMADO: Cada
aula no noturno tem 35min, precisaremos de no mínimo quatro aulas.
RECURSOS:
Instrumentos
musicais, garrafas pets, latinhas de refrigerante, lápis, borracha,
folha de papel, CD, DVD,data show, vídeos slides, câmera
fotográfica, impressora, computador, e pen drive.
COMPETÊNCIAS:
O
trabalho com a Música deve se organizar de forma a que os alunos
desenvolvam as seguintes capacidades:
- Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
- Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir canções musicais.
HABILIDADES:
O
fazer musical:
- Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o entorno e materiais sonoros diversos.
- Interpretação de música e canções diversas.
- Participação em brincadeiras, jogos cantados e rítmicos.
DESENVOLVIMENTO:
O
conceito de “Paisagem sonora” tornou-se conhecido para os
educadores em música a partir do trabalho produzido pelo professor
canadense Murray Schaffer. Em seus estudos, ele trabalha com a
percepção de sons de diversos ambientes e utiliza estratégias para
sensibilizar o ouvido de seus alunos, como fazer um passeio por um
bosque de olhos vendados.
Para
que os alunos sejam estimulados a perceber e identificar sons nos
diversos ambientes em que vivem e de entender melhor o conceito de
paisagem sonora, a primeira atividade proposta é um passeio pela
escola. Nesse passeio, eles registram em gravadores os sons do pátio,
da diretoria, da rua, da sala de aula, da cantina, da aula de
Educação Física, do recreio, da sala dos professores, da entrada,
da saída, enfim, os sons que compõem a paisagem sonora da escola.
De volta à classe, todos ouvem as fitas, tentando descobrir a localização de cada som e suas principais características - se são altos ou baixos (volume), graves ou agudos, longos ou curtos (duração). Para ampliar o foco da discussão, pode-se conversar com os alunos e pedir-lhes que descubram outras paisagens sonoras diferentes da escola: a rua em diferentes horários, a academia, a casa, o shopping, um ginásio de esportes, a igreja, algum ambiente comercial, etc.
Na aula seguinte, o professor propõe uma nova audição do material recolhido para reorganizá-lo, estimulando os alunos a perceberem pelos sons os locais de onde foram gravados. Depois, pode-se construir um roteiro como se fosse um percurso pela escola e produzir com o grupo uma nova gravação, seguindo o roteiro. Essa gravação deve corresponder a um passeio sonoro pela escola.
Esse
trabalho pode ser realizado em grupos, com cada um cuidando de uma
parte do passeio.
Para finalizar a atividade, toda a classe ouve o “Passeio sonoro pela escola”, avalia os sons que descobriram nesse percurso e como esse trabalho interferiu na percepção de outros sons fora da escola.
Para finalizar a atividade, toda a classe ouve o “Passeio sonoro pela escola”, avalia os sons que descobriram nesse percurso e como esse trabalho interferiu na percepção de outros sons fora da escola.
excelente trabalho professora Cláudia, nos trouxe elementos para realizarmos com os nossos alunos! Parabens
ResponderExcluirPaulo, muito obrigada. Fico feliz quando as pessoas comentam depois que leem. Espero que continue conosco. Abraço!
ResponderExcluirOlá professora, parabéns por sua abordagem clara e objetiva. Estava sem ideias para minhas aulas com turminhas de 6° ano, mas agora suas aulas clarearam as minhas. Obrigado!!!!
ResponderExcluirQue bom, Evanaldo! Fico feliz quando consigo ajudar. Muito obrigada! Abraço!
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