quarta-feira, 11 de julho de 2012
O CANTO LÚDICO COM CRIANÇAS
OBJETIVO GERAL:
_Reconhecer a importância do canto lúdico nas classes de nível fundamental como forma de introdução aos elementos fundamentais da música.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
_Estimular a percepção, a sensibilização e a criatividade.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I - FUNDAMENTAÇÃO:
_Importância da música na educação.
_Os meios de comunicação e o seu papel no desenvolvimento cultural artístico.
_Estudos de textos relacionados à educação musical.
II - FASE VIVENCIAL:
SOM:
_aspectos da audição
_O material sonoro e a sua aplicação pedagógica.
_Exercícios práticos para o desenvolvimento da sensorialidade e sensibilidade afetiva auditiva.
_O movimento sonoro.
_Altura do som.
_Timbre.
_A escala, ordenações do som, dos nomes e notas.
_O estudo do intervalo.
_Improvização melódica.
III - RÍTMO:
_Importância dos batimentos livres.
_Exercícios rítmicos com frases, nomes e contagem.
_Repetição e improvização de rítmos.
_Modalidades rítmicas na canção ( o rítmo, o tempo, o 1º tempo e a divisão do tempo)
_Seleção e criação de textos para o trabalho sensório motor.
_A intensidade.
_A duração.
_Exercícios métricos.
_Criação de arranjos rítmicos para instrumentação percussiva.
A CANÇÃO
_Importância da canção na iniciação musical.
_Critérios para seleção de repertório.
_A voz infantil e suas características.
_Objetivos pedagógicos da canção.
_Criação de canções com objetivos pedagógicos definidos:
Movimento corporal
Modalidades rítmicas
Nomes de notas
Intervalos
Modo maior e menor
Cânones
Instrumentação, etc.
MOVIMENTO CORPORAL
_Importância do sentido espacial e corporal.
_Formas básicas de locomoção
_Exercícios práticos com objetivos pedagógicos variados.
II - TOMADA DE CONSCIÊNCIA DO PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO
_Importância do segmento sistemático das etapas de musicalização.
_Gráficos de movimento sonoro.
_Gráficos de intensidade.
_Gráficos de duração ( curto - longo )
_Gráficos de altura de som.
_Estruturas sonoras.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
_Pela assiduidade, pontualidade e interesse pelo curso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário