sexta-feira, 31 de março de 2017

PLÁGIO

O plágio é um problema muito sério que atinge todos os níveis de ensino. Do básico ao superior. Inclusive existe, na internet, um comércio de trabalhos escolares onde o aluno passa o tema para tal "instituição", paga e recebe o seu trabalho pronto. Um trabalho que vem de forma ilícita, muitas vezes plagiado e que o aluno nem faz o esforço de ler o seu conteúdo, entrega para o seu professor e recebe a nota.
Desde o pré-escolar, o professor deve ter o cuidado com as autorias. As crianças recebem muito material ilustrado e os pequeninos deveriam saber que essas imagens tem os seus criadores. Se essa conscientização vier de muito cedo é muito provável que esses alunos crescerão não se sentindo bem em copiar trabalhos alheios seja em qual área se encontra.
Atualmente todos as pesquisas incluem os artigos e sites da internet. Muitos alunos tem este caminho como única ferramenta de pesquisa. Seria bem rico se os professores incentivassem a utilização de informações além da internet como livros, lugares, entrevistas e além disso solicitassem apresentações orais onde o aluno geralmente deve estudar para fazer a sua parte tendo assim um aproveitamento  melhor do seu trabalho.
Eu sou da área de música e é uma área que tem record de plágios por todos os lados. Na sala de aula, no nível médio quando tem trabalhos nos quais eles devem criar canções a primeira pergunta é posso colocar letra numa música que já existe? O que é considerado uma paródia. Eu respondo sempre: Tente criar a sua própria canção. Ouse.
Já no mundo da música midiática é possível até oito notas se parecer com outra canção mas não é assim que acontece. Temos recentemente  uma música de uma dupla famosa que estourou nas paradas de sucesso com uma última composição e não sei como não perceberam mas a introdução é IGUAL a música de Fiona, do desenho Shrek.
Sempre detectamos trechos melódicos com essa característica de plágio mas parece que vai ficando por isso mesmo. Afinal os bolsos tem que ficar cheios não é? Não importa como.

Cláudia Cavalcante Fonseca
Professora de música
caumus@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário